segunda-feira, 21 de abril de 2014

Miss Lee em Babilônia


























“Uma incrível discothèque ambulante, com um equipamento de luz e som dos mais sofisticados que já se viu, é a nova jogada de Rita Lee e Roberto de Carvalho para agitar a garotada de todo o Brasil. A discothèque chama-se Babilônia Disco Show, e vai viajar por várias cidades nos próximos meses, instalando o embalo cada fim de semana num clube diferente” - revista Amiga, 1978.

O show estreou no Rio de Janeiro, em 07 de julho de 1978, no Teatro Teresa Rachel – atual Teatro Net -, onde ficou em cartaz durante dois dias. Na plateia, no dia de estreia estava ninguém mais, ninguém menos que Wanderléia, Gal Costa, Nelson Motta e o extinto grupo Frenéticas. Apresentações com as noites sempre lotadas! Abaixo disponibilizo um dos ingressos, no caso, digitalizei o do dia 08/07, segundo dia de apresentações no TTR.




















Já em Sampa o show teve um problema com a censura e acabou sendo proibido para menores de 14 anos. Mas isso não impediu que Rita alegrasse a meninada de 15 anos para cima, muito pelo contrário. A festa foi uma zona!

























Na época não existia mais Rita Lee & Tutti Frutti, e sim Cães & Gatos. O nome foi dado devido a desentendimentos entre os integrantes da banda nesta época.

Rita trocava de roupa cinco vezes durante todo o show (inclusive, uma vez, no palco (foto abaixo)) e sempre abalando todos os jovens que lá estavam para escutar as músicas cheias de mensagens e muito envolventes.

























“Para a meninada, que era a maioria, a grande festa teve ápices em músicas como “Agora é moda”, “Eu e meu gato” (onde a gatinha Lee faz, durante quase cinco minutos, uma série de miadinhos próprios), “Jardins da babilônia” e a finalíssima “Miss Brasil 2000”. Enfim, um show perfeito, dirigido ao público infanto-juvenil da Miss Lee”.

Durante o show, Rita começava vestindo uma capa e cartola branca, em “Jardins da Babilônia”, logo após vestia-se de Ney Matogrosso (em “Bandido Corazón”), palhaça, Miss Brasil e com um macacão branco (além do amarelo e lilás, ambos com regados a muitos paetês, e em “Agora é moda” geralmente vestia-se com uma faca na cabeça e um figurino meio punk, essa última canção inclusive fazia parte da trilha sonora de Dancin Day’s.

















Além das canções citadas, Rita ainda cantava "Pif Paf" e "Bobos da Corte" (música lançada originalmente em 1983), “Sem Cerimônia” (que era interpretada durante a Tour Atrás do Porto tem uma Cidade, em 74, com o titulo Voe Comigo), “Ambição”, que anos depois foi reformulada e lançada no disco Rita Lee – Todas as Mulheres do Mundo.

A banda era composta por Walter Baillet (guitarra), Lee Marcucci (baixo), Sergio Della Monica (bateria), Naila Skorpio (percussão), Roberto de Carvalho (guitarra), Waltão (teclados) e os backing vocais Marcinha e Willie, que além de cantar, dançavam pelo palco afora.

















“Assim, Babilônia, figura como mais um trabalho da cantora que teve coragem, um dia, para abandonar a cômoda situação de corista de rock na melhor banda da época. A partir daí, com passos cuidadosamente escolhidos, soube firmar-se como única cantora solicitada e premiada com as palmas da garotada, que vê em Rita a Ovelha Negra e o caminho para o mundo gentil da Babilônia.” – revista Música, abril de 1978.

Abaixo presenteio vocês com mais algumas fotos que fazem parte do meu acervo pessoal, fotos originais e inéditas. As imagens são dos shows no Teatro Tereza Rachel (estreia da turnê), Teatro Bandeirantes (SP) e no Teatro Guaíra (PR). Aproveitem!

































6 comentários:

  1. A Rita Lee sempre teve um encontro perfeito entre melodia, letra, intérprete e performance!!!

    ResponderExcluir
  2. Matou a pau nas fotos inéditas...tudo lindo...completando que 'Pif Paf e Bobos da Corte' o Ronaldo Resedá gravou dois anos depois...show. Artur - BH.

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido um dos show mais empolgantes! Só pelo set-list... Muito bom!!

    ResponderExcluir
  4. Relíquias!! Obrigado por compartilhar. Sem dúvida esse é o melhor blog sobre Rita. :-)
    Vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Que legal...
    Quero uma máquina do tempo p/ poder viajar p esse dia aí. .rss
    Obrigada por compartilhar, João. =)

    ResponderExcluir
  6. Babilônia foi um show espetacular, eu assisti por dois dias seguidos de tão bom que era!

    ResponderExcluir